TDL versus TEA
- Mundo TDL
- 7 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Algumas diferenças pontuais entre TEA (Transtorno do Espectro Autista) e
TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem):
Está é uma dúvida recorrente entre os nossos seguidores. A resposta não é simples, pois é preciso avaliar a criança como um todo e não apenas considerar comportamentos isolados.
Nossa intenção é clarear um pouco as dúvidas sobre esse tema. Porém, precisamos deixar algumas ressalvas:
Não pretendemos fornecer um guia para diagnóstico, já que este depende de uma avaliação criteriosa por uma equipe multidisciplinar.
Cada criança é sempre diferente da outra, independentemente de ter um ou outro transtorno . O espectro autista é muito abrangente, e também deve ser considerado o ambiente onde a criança vive e sua personalidade e as intervenções que já teve.
Muitas características citadas podem mudar ou desaparecer com estimulação adequada.

Nem sempre é fácil fazer a diferenciação entre os dois transtornos, especialmente em crianças pequenas.
Em geral as crianças com TEA apresentam menos demonstrações de afeto por seus pais ou cuidadores, limitada capacidade de empatia e interesse social. Preferem brincar sozinhos, de maneira atípica, geralmente com interesse intenso em certos objetos, de maneira ritualizada e pouco flexível.
As crianças com transtorno de desenvolvimento da linguagem costumam estabelecer comunicação não verbal de maneira espontânea e preferem brincadeiras de imitação e faz de conta, onde é possível perceber empatia e interesse pelo parceiro de brincadeiras (pais, cuidador, terapeuta ou outra criança), com quem facilmente criam um vínculo.
Também devemos levar em conta a possível ocorrência de comorbidades, que podem acompanhar os dois transtornos e tornar o diagnóstico diferencial ainda mais complicado. São eles: Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) e Apraxia de Fala na Infância (AFI).
Por isso ressaltamos a importância de avaliação multidisciplinar para conclusão do diagnóstico
(K.D.)
Equipe Mundo TDL
Olá! Pode-se ter os dois trantornos? TEA e TDL