Comorbidades e exclusões
- Mundo TDL
- 3 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Olá, bem vindos ao nosso Blog!
Vamos conversar um pouco sobre o que são comorbidades e exclusões?
O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino "cum", que significa contigüidade, correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de "morbus", que designa estado patológico ou doença. Deve ser utilizado apenas para descrever a coexistência de transtornos ou doenças, e não de sintomas.
Devido ao interesse primário do nosso grupo ser o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), e para fins didáticos, vamos considerar o TDL como sendo o transtorno principal, e os outros transtornos que a criança apresentar serão as comorbidades.
Tais comorbidades, junto com o TDL, também modificam a comunicação e o comportamento da criança. Os transtornos citados aqui como comorbidades possíveis de acontecer com o TDL, podem também acontecer isolados ou associados a outros transtornos.
É muito importante a avaliação de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, psicomotricista) para que seja possível detectar precocemente as necessidades da criança e começar todas as intervenções necessárias.
Vamos selecionar as comorbidades que mais confundem e dificultam o diagnóstico:
*Apraxia de Fala na Infância (AFI)
*Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)
*Transtorno do Processamento Sensorial (TPS)
*Transtorno de Comunicação Social (TCS)
*Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Apraxia de Fala na Infância e Ddistúrbio do Processamento Auditivo Central podem ser, isoladamente, causas primárias para o atraso na fala. Porém, esses dois transtornos também podem acontecer junto com o TDL. Normalmente, entre esses três, o último a ser diagnosticado será o próprio TDL e a fonoterapia vai se adaptando de acordo com as necessidades e o desenvolvimento de cada paciente.
Além das comorbidades, existem as exclusões, que são condições que não podem coexistir, pois são incompatíveis, segundo os instrumentos de investigação diagnóstica CID e DSM.
No caso do TDL, podemos citar como exclusões a ocorrência de qualquer condição biomédica, e também o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e DI (Deficiência Intelectual).
(K.D.)

Comentarios